Babel

As palavras são uma fonte de mal-entendidos, já dizia o Príncipe de Exupéry. Façamos delas, então, os alicerces da Babel. Talvez cheguemos ao milagre das línguas, ao pentecostes. Words, words, words.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Bertram e Hamlet: personagens marcadas pelos signos da morte.




No VII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, de 9 a 12 de novembro de 2010, apresentei o seguinte trabalho: 

“BERTRAM E HAMLET: PERSONAGENS MARCADAS POR SIGNOS DA MORTE”. 

São algumas considerações iniciais sobre pontos de tangência entre o conto “Bertram”, de Álvares de Azevedo, e o Hamlet, de Shakespeare. Apesar de não ser um estudo aprofundado, acredito que os comentários sejam pertinentes. Segue abaixo o link do artigo, que está nos anais do encontro, p. 347-353. 

https://www.dropbox.com/s/2s0kq3pwndvb7mw/Anais%20-%207inter%20-%201ed.pdf 


Ofereço esta postagem a L. Bernardes, a ela meus agradecimentos.




Um comentário:

  1. Vandemberg, uma pena não termos conversado o bastante sobre nossos escritores-mestres... um dos meus é o Álvares... foi dele que me ocupei durante quase toda a minha adolescência, encontrando em sua obra ecos daquilo que se achava em minha mente de então... Por isso gostei tanto desse seu trabalho e daquilo que vc observou dos dois personagens. Muitíssimo pertinente.
    Parabéns, meu amigo! E obrigada pela nostálgica lembrança!

    ResponderExcluir