Babel

As palavras são uma fonte de mal-entendidos, já dizia o Príncipe de Exupéry. Façamos delas, então, os alicerces da Babel. Talvez cheguemos ao milagre das línguas, ao pentecostes. Words, words, words.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor: Vitória

Vitória de Samotrácia

Não lembro o rosto de minha primeira mestra, recordo somente seu nome: Vitória. Nome simbólico, visto nossas vitórias serem, de uma forma ou de outra, resultantes do que aprendemos de alguém que era ou se comportou como um professor.
Eu era criança, já faz certo tempo, não me recordo, então, de todas aquelas que a seguiram. De algumas me vem o nome, de outras, o semblante. Assim, quero demonstrar aqui, por meio de Vitória, um reconhecimento aos meus mestres. Gostaria de agradecer, principalmente, àquelas que me deram algo muito valioso: a habilidade de ler. Entre todas as coisas que me ensinaram, ler é uma das mais preciosas. Não me imagino sem essa capacidade que tantas vezes me alegrou, me fez pensar, me conscientizou sobre quem sou e sobre o que posso construir. Sem leitura, certamente, minha existência seria paralítica. Não posso prescindir da leitura. Não posso viver pela metade.
Não gostaria de passar este dia sem homenagear aqueles e aquelas que, certamente, contribuíram para que minha leitura de mundo se ampliasse e minha formação como pessoa e como profissional fosse vitoriosa. Reconheço, especialmente, o valor dessas pessoas que, já na neblina de meu esquecimento, me deram vida na minha vida, pois deram-me a leitura: minhas primeiras professoras.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi vandenberg! também tenho boas ótimas lembranças de meus professores. pena que perdemos o contato, mas é a vida. adorei o visual do blog e venho aqui mais vezes, até quarta.

    [ailson]

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo.
    Que boa surpresa encontrá-lo neste espaço de troca de ideias. Seus comentários serão bem-vindos. Um abraço.

    ResponderExcluir